Depoimentos / Geisan Varne, Rita de Cássia Ramos


Geisan Varne

O IMUCSAL pegou todos os meus defeitos, todas as falhas, limpou minha mente da ignorância musical.O curso de Licenciatura com habilitação em Piano, ampliou minha visão para novas formas de compor, produzir, tocar e aprendi ao longo desses 3 anos, com o professor Paulo Gondim a conhecer um novo instrumento, que é o piano. Improviso melhor, interpreto com mais fluência e graças a essa universidade que me acolheu de braços abertos, hoje posso conscientemente falar de música e dar aulas com total controle e conhecimento de causa.


Geisan Varne
Produtor fonográfico, multi-instrumentista, compositor, arranjador e Carreira solo.
Fez tourne mundial com Jimmy Cliff, Tânia Alves e BPM. Produziu Ricardo Leão um dos melhores pianistas da atualidade, Maria Paula do Cassetta e Planeta,Dan Diaz diretor do Musicians Institute of Technology em Hopllywood.Gravou com Paula Lima, Max de Castro, Marcelo D2, Tony Garrido, Naná Vasconcelos, Saul Barbosa, Simone Moreno, Sarajane, Orlando de Moraes, Hamilton Moreno, ganhou o prêmio Troféu Caimmy como Instrumentista Revelação e melhor compositor em 91 e o prêmio Educadora IRdeb em 2006 , categoria melhor composição.Criou o Selo Urban Jungle records.Com Mayrton Bahia, foi da primeira turma do Curso superior de produção fotográfica e tecnologia de gravação.
...





Rita  de  Cássia  Ramos

O IMUCSal faz parte de minha vida - O sobrado situado na rua Carlos Gomes, centro de Salvador, abriga o mais antigo conservatório de música da Bahia. Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador - IMUCSal. Na minha infância, passava de ônibus e olhada aquela fachada de arquitetura colonial e ficava com imensa vontade de entrar por ter em seu letreiro de fachada: Escola de Música. Mas não era o momento. Fiz vestibular para Desenho, mas não tinha noção de meu futuro estava traçado ali naquele sobrado que eu tanto namorava com os olhos de sonhadora.
As primeiras aulas da manhã era ao som de "popo po pi pi". Fabuloso!
O fascínio de ter aulas experimentais com o Profº Luiz Ademir era de uma riqueza teatral. Parar a Rua Carlos Gomes com muitas intervenções artísticas era nosso laboratório. A Carlos Gomes para não para o carnaval, mas sim para “ver” o fazer arte e aplaudir dos alunos do IMUCSal. Todos iam para ou continuar o trabalho sempre nas manhãs de verão da cidade do Salvador com um teatro na rua. Muito bom! Não tinha TRANSALVADOR. Tinha o jornal A TARDE para registrar os momentos “loucos” e espetaculares de cada “artista” do IMUCSal. Éramos muitos e misturados. A mistura era: aluno de música, artes plásticas (hoje, artes visuais) e desenho. Muito rico!
Por estes corredores passaram nomes de grande importância de todas as linguagens artísticas da Bahia e de reconhecimento nacional: Gerônimo, Ayrson Heraclito, Aldo Tripodi, Judith Leite, Cristina Nascimento, Eduardo Bertussi , Fábio Sande, entre outros, eu, Rita Ramos , conhecidamente no velho "museu" - forma carinhosa como chamamos o Instituto de Música - como "Rita Popi". Esta é minha casa de primeira formação acadêmica!
Neste espaço aprende-se, convive-se e respira ambiente de conhecimento integrado. Estudar na escola de arte da UCSal é diferente de qualquer outra instituição de ensino superior da Bahia. Temos nome e referência de nossos professores, colegas e funcionários da UCSal. Não somos número.Somos todos conhecidos por quem gerência este espaço do saber e a pessoa mais importante nesta casa que nos acolhe com amor, respeito e carinho: Professora Lda Margarida Cerqueira Souza. Ela oxigena esta casa.
Gosto tanto de estar no Instituto que aqui fico confusa na posição entre ser, estar e permanecer…
O que faz o IMUCSal ser parte de minha vida é a maneira que Regina, a biblotecária nos recebe.O IMUCSal faz parte de minha vida por ter as portas abertas para alunos, comunidade baiana, ex-alunos sem a burocracia posta por um ambiente acadêmico. Isto é respeito!
Não consigo passar um dia na semana sem dar um pulo no Instituto de Música para conversar sobre a vida do nosso IMUCSal com a Profª Leda, ou ainda ir à biblioteca passar os olhos em um livro de arte,conversar com um aluno ou outro, tomar o café de sempre. Sinto-me a vontade para falar desta casa porque conheço desde a coxia ao sótáo da Bidu Sayão, bem como a entrada principal na Rua Carlos Gomes, ao seu interior cuja saída dá para Rua do Sodré.
Esta casa tem muita prestação de serviço ao Brasil. Não sabemos reconhecer ainda o seu devido valor. Aqui fiz a minha primeira formação acadêmica e tenho estima e respeito a todos que aqui passam de forma direta ou indireta seja para uma simples pergunta sobre o funcionamento da casa ou seja para decidir o futuro de vir e aqui também fazer com que o IMUCSal faça parte de sua vida!
Obrigada IMUCSal por ser parte do meu desempenho profissional.


Profª Rita de Cássia Silva dos Santos Ramos
. Licenciada em Educação Artística / habilitação: Desenho (hoje curso de Artes Visuais)da Universidade Católica do Salvador
. Especialista em Educação - Universidade do Estado da Bahia
. Mestre em Arte , Patrimônio e Teoria do Restauro - Universidade de Lisboa minha vida!


...